5 Cs – os 5 itens da sobrevivência mais importantes

5 Cs da sobrevivência. Já ouviu falar? Você conhece cada um deles? Quem criou este termo? Se você não conhece ou está iniciando no sobrevivencialismo precisa ler este artigo.

5 Cs – os 5 itens da sobrevivência mais importantes (segundo Dave Canterbury)

Você já deve ter lido no artigo abaixo (clique para ter acesso, para relembrar ou ler, caso ainda não tenha lido), sobre o conceito, os aspectos e os equipamentos que compõe o kit de sobrevivência:

5 Cs - 5 Cs - os 5 itens da sobrevivência mais importantes

Representação dos 5 Cs: faca, cobertor de emergência, fio dental, fogareiro e cantil.

Você sabe a origem desse termo “5 Cs”?

Primeiramente vamos saber um pouco mais sobre o criador desse termo. Seu nome é Dave Canterbury.

Dave Canterbury 150x146 - 5 Cs - os 5 itens da sobrevivência mais importantes

Imagem: Internet

Dave Canterbury

David Michael Canterbury (nascido em 19 de setembro de 1963) é um especialista em sobrevivência que co-estrelou no reality show Dual Survival por duas temporadas (2010-11), que foi exibido no Discovery Channel . Ele é o autor dos livros: Bushcraft 101 em 2014 (que fez a lista do Best Seller do New York Times ), Survivability for the Common Man (2011) e Advanced Bushcraft (2015). Em 2015, Canterbury co-estrelou em outra série de sobrevivência chamada Dirty Rotten Survival , que foi exibida no National Geographic Channel .

Canterbury é atualmente o proprietário e um dos instrutores na Escola Pathfinder no sudeste do estado de Ohio/EUA, onde ensina técnicas de sobrevivência, promovendo o que ele chama de “5 Cs of Survivability”: Cutting tool, Combustion Device, Coverage, Container,  e Cordage. Ele tem também um canal no YouTube no qual ele publica vídeos de instrução com temas de sobrevivência(Traduzido da Wikipédia americana)

5 Cs, os 5 itens da sobrevivência mais importantes segundo Dave

Como já visto acima, Dave convencionou os 5 itens da sobrevivência, os quais ele julga mais importantes. Veremos a seguir mais detalhadamente cada um deles:

5 Cs one – Item de sobrevivência número 1

Cutting tool

Cutting tool traduzido para o português brasileiro é ferramenta de corte. Ou seja, é qualquer ferramenta que permita ao sobrevivente, sobrevivencialista ou bushcrafter efetuar cortes. Inclusive lhe servirá também, em caso de necessidade, como instrumento de defesa. Como exemplos, temos: facão, faca, machado, canivete, serra dobrável, multitool, etc.

cutting tool - 5 Cs - os 5 itens da sobrevivência mais importantes

Assista no canal Sobrevivência, no Youtube:

5 Cs two – Item de sobrevivência número 2

Combustion device

Em português brasileiro, dispositivo de combustão. É um equipamento que permitirá ao sobrevivente fazer fogo, e consequentemente trazer-lhe condições de ferver água, assar caças, ter calor e segurança (o fogo afugenta animais).  Exemplos: bow drill, pederneira, isqueiro, maçarico, etc.

kit fogo - 5 Cs - os 5 itens da sobrevivência mais importantes

5 Cs three – Item de sobrevivência número 3

Coverage

Coverage (abrigo, em português) é importante para que o o sobrevivente sinta-se protegido das ações da natureza como sol, chuva, frio e ventos. Exemplos: barraca, lona, sacos de lixo de grande volume, poncho, cobertura natural feita de galhos e folhas, etc.

coverage - 5 Cs - os 5 itens da sobrevivência mais importantes

5 Cs four – Item de sobrevivência número 4

Container

Container é recipiente. Um artefato com capacidade para armazenar/transportar água e ou alimentos. Exemplos: panela, cantil, garrafa, prato, etc.

cantis - 5 Cs - os 5 itens da sobrevivência mais importantes

5 Cs five – Item de sobrevivência número 5

Cordage

Cordage é corda. As cordas têm como funções fazer amarrações diversas e armadilhas. Existem diversos tipos de cordas: cordas de sisal, de nylon, de fitilho, de klevar, paracord (a mais conhecida no meio do sobrevivencialismo pela sua resistência e capacidade de se desdobrar em outros cordames), fio dental (sim, pode ser usado, na falta de cordas), etc. É preciso estar atento para a capacidade de resistência de cada uma delas.

cordage - 5 Cs - os 5 itens da sobrevivência mais importantes

Espero que neste artigo você tenha compreendido quais são os 5Cs da sobrevivência de Canterbury. Você concorda com ele?

Obviamente que estes 5 itens de sobrevivência aqui citados podem não ser os cinco que você escolheria, então, gostaria de ver seus comentários sobre este assunto no espaço abaixo e se você gostou deste artigo, compartilhe e dê seu voto arrastando as estrelinhas com o ponteiro do mouse pois estará nos incentivando a continuar a escrever mais artigos para você que nos acompanha.

Até o próximo post!

Fonte:

5 Cs – os 5 itens da sobrevivência mais importantes
5 (100%) 1 vote

Quer saber das informações antes dos outros e estar melhor preparado, guerreiro?

(Preencha os campos ao lado)

SUB - Sobrevivente Urbano Baiano

Sou Problogger, autor do blog sobrevivencia.blog.br, do canal Sobrevivência, no Youtube e de outros trabalhos na web. Não me considero nem sobrevivencialista nem preparador, mas, somente um precavido.

Website: https://sobrevivencia.blog.br

4 Comentários

  1. Sérgio

    Ótima a página, meus parabéns!!!

  2. Max Mendonça

    Parabéns pelo site, muito operacional e instrutivo mesmo aos que sabem sobre o assunto pois com a correria do dia a dia sempre esquecemos de algum item a levar pois sem a pratica diária sempre existem falhas, grande abraço!!!

Deixe seu comentário!