Equipamento tático – o que é (meu conceito pessoal)

Equipamento tático. Você sabe o que é? Neste artigo você conhecerá o meu conceito sobre ele e também conhecerá alguns tipos. Confira agora mesmo aqui no blog Sobrevivência, weblog sobre sobrevivencialismo e preparação!

Equipamento tático (meu conceito)

 

Equipamento tático é o conjunto composto por itens (vestuário, objetos, ferramentas, recursos, etc.) necessários para o exercício eficiente de um trabalho, função ou missão.

Formulei este conceito após efetuar pesquisas, ler artigos, participar de conversas, assistir a diversos vídeos que envolvem este assunto, adquirir e utilizar (alguns deles, por enquanto).

equipamento tático - Equipamento tático - o que é (meu conceito pessoal)

Créditos da imagem:https://uspreppergear.com/prepper-survival-blog/

Equipamento tático (propósito)

Um equipamento tático é desenvolvido com a finalidade de cumprir diversas funções de maneira eficiente.

Esses tipos de equipamentos geralmente são criados para as Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica) e Polícias (Polícia Militar e Polícia Civil), bem como para outras forças de segurança pública e privada e ainda, para pessoas que estão em contato com situações extremas que podem oferecer risco à vida.

Equipamento tático precisa ser durável

Um equipamento tático deve possuir em sua composição materiais de grande durabilidade, que é a capacidade que um item tem em desempenhar uma função requerida sob dadas condições de uso e manutenção (duração (a permanência, a subsistência/sobrevivência)).

Equipamentos táticos precisam ser testados

Vimos no parágrafo anterior que os equipamentos táticos precisam ser duráveis, então, nada melhor do que manutení-los e testá-los sempre que possível para que quando tenham de ser efetivamente empregados não deixe o usuário na mão ou até mesmo em sérios apuros.

Equipamentos táticos são caros

Por serem duráveis e por serem de qualidade não tem como fugir. Equipamentos táticos são caros e se você quiser tê-los terá de abrir seu porta-cédulas ou porta-cartões…rs (os meus andam fechados neste início de 2018, quem sabe abrem na próxima black friday) ou alguma alma patrocinadora me encontra…rs

Tipos de equipamentos táticos

Temos uma infinidade de equipamentos táticos, vejamos alguns deles:

1. Vestimenta

a) Camisa – camisas com bolsos para guarda de equipamentos (externos/internos), com tecido como o Dry-fit, que permitem secagem rápida, com reforços em ripstop, garantindo uma maior durabilidade, com tratamento bacteriológico, que evitam o mau odor, são boas opções.

b) Calça – calças com tecido em ripstop, com costuras reforçadas são excelentes pedidas. Ex.: Guardian e Combat, da marca Invictus. Essas calças além de resistentes, possuem diversos bolsos onde podem ser armazenados diversos itens, inclusive, táticos. Clique no play e assista ao unboxing:

c) Cinto – existem diversos cintos, porém, no meu caso, em particular, até o momento acredito que acertei na compra de um cinto com elastano, que é um filamento sintético derivado do petróleo, extremamente elástico, resistente à oxidação, à transpiração, à água do mar, aos cosméticos (só uso perfume masculino hein?) e à luz do sol, sem contar o conforto que este me proporciona à minha cintura.

d) Bota – muitos negligenciam o cuidado com os pés e acabam não investindo em calçados de qualidade, que são muitos deles desconfortáveis. Apesar de ter uma bota que vem me atendendo bem, pelo menos no cenário urbano, uma bota que gostaria de adquirir é a Evasão 1 (clique para assistir o review), que foi lançada pela equipe do Sobrevivencialismo, comandada por Julio Lobo e que é indicada para todos os tipos de cenários (mata e urbano).

2. Lâminas

a) Faca – existe uma infinidade delas. E é considerada o carro-chefe, o equipamento mais importante dos sobrevivencialistas e, com certeza, seria polêmico aqui dizer qual a melhor. Como ainda não possuo recursos financeiros suficientes para adquirir as lâminas “top das galáxias”, feitas pelos mais renomados cuteleiros, para ser minha lâmina fixa, preferi optar por uma faca que até a presente data em que escrevo este post está com um preço ótimo na loja Rota Perdida, a faca Bold, da Invictus. Uma faca que possui diversas funções, com um ótimo custo-benefício. Assista ao unboxing:

b) Canivete – uma lâmina dobrável para trabalhos mais simples. Eu optei pelo Phanton, da Invictus. Uma canivete que é voltado para defesa pessoal, face o formato da sua lâmina, denominado “tanto” e possui outras funções: como quebra vidro e corta-cinto. Veja unboxing que fiz dele junto com seu “irmão”, o Squad, também da marca Invictus. Ambos foram comprados na black friday também da loja Rota Perdida: 

 3. Equipamentos de iluminação

a) Lanterna – não basta apenas emitir luz, mas ter resistência (a quedas, impactos e à água), possuir lente plana, acionamento rápido e bateria intercambiável. Ainda não possuo uma dessas e por enquanto vou ficando com a minha cree led “xing ling de 450.000 lumens” mesmo…(será que tá dando para ver alguma luz no fim do túnel?)…rs…

bastão de luz química - Equipamento tático - o que é (meu conceito pessoal)

Crédito da imagem: amazon.com

b) Bastão de luz química – consiste em um equipamento em forma de bastão que produz luminosidade devido a um processo de reação química de duas substâncias. É bastante utilizado em trabalhos em espaços confinados, bem como em camping, corridas de aventutra, etc. É a prova d´água, não atrai insetos e não esquenta. Muito usado também para emergências.

Conclusão

Existem diversos equipamentos táticos que, obviamente, não foram citados no artigo (e eu ainda não os tenho e quando os tiver e puder, pretendo fazer unboxings e ou reviews no canal Sobrevivência).

Enfim, meu conceito foi dado e finalmente finalizando (se eu continuar a escrever vou acabar chegando a 1k de palavras), para que possamos caracterizar um equipamento como sendo tático é necessário que este possua as seguintes características:

1º – Desempenhar a função ou mais funções a que se propõe com eficiência;

2º – Possuir boa durabilidade.

E você, o que achou deste artigo? Quais equipamentos táticos você utiliza? Deixe seus comentários no espaço abaixo e se gostou, compartilhe nas redes sociais e arraste o ponteiro do mouse nas estrelinhas para dar seu voto e dar aquela força pro blog Sobrevivência.

Até o próximo artigo!

Fontes:

Equipamento tático – o que é (meu conceito pessoal)
5 (100%) 1 vote

SUB - Sobrevivente Urbano Baiano

Sou Problogger, autor do blog sobrevivencia.blog.br, do canal Sobrevivência, no Youtube e de outros trabalhos na web. Não me considero nem sobrevivencialista nem preparador, mas, somente um precavido.

Website: https://sobrevivencia.blog.br

Deixe seu comentário!