Grupos de preparações mais importantes a se ter em um SHTF

Neste artigo veremos quais são os grupos de preparações mais importantes para se ter no abrigo  principal e ou secundário principalmente na hora que pintar o indesejado SHTF. Confira!

Grupos de preparações mais importantes a se ter em um SHTF

Vimos no artigo “O que é preparação? Qual o conceito? Qual o objetivo?” que preparação é a…

parte estratégica do sobrevivencialismocujo objetivo é acumular recursos visando amenizar impactos que possam surgir em uma situação de sobrevivência ou de emergência.

Vimos também no artigo “SHTF – When the Shit Hits The Fan (Quando a merda bate no ventilador)” (clique para ler) que S.H.T.F. é a situação de emergência e ou sobrevivência que pode ser causada por algum ou alguns acontecimentos como catástrofes, colapsos, dentre outros.

grupos de preparações mais importantes - Grupos de preparações mais importantes a se ter em um SHTF

Licença da imagem: CC0 Public Domain

Vou relacionar aqui os 10 grupos de preparações mais importantes (a meu ver):

Grupo 1 – Água

Dia mundial da água 300x187 - Grupos de preparações mais importantes a se ter em um SHTF

Esta é a número um do grupo de preparações. Sem água meu caro, não há vida, não há higiene, não há limpeza. Simples Assim. Alguém discorda? Ter reservatórios de água, garrafas de água mineral em estoque e opção para coleta de água de chuva é de extrema importância. E não esquecer das opções de filtragem e purificação que já tratei aqui mesmo no blog Sobrevivência.

Grupo 2 – Alimentos

Curso de Métodos de Conservação de Alimentos 300x200 - Grupos de preparações mais importantes a se ter em um SHTF

Assim como a água,sem alimento também não há como sobreviver. Ter estoque de enlatados, grãos, temperos, cultivar uma horta e até ter algumas criações de animais como codorna, galinha, peixes, coelhos, etc. facilitarão bastante a subsistência do preparador.

Grupo 3 – Primeiros Socorros

kit de primeiros socorros 300x169 - Grupos de preparações mais importantes a se ter em um SHTF

Em terceiro lugar, um kit de primeiros socorros é um kit que deveria ter em todos os lares brasileiros. Quem nunca se machucou ou precisou tomar um medicamento na vida, não é mesmo?

Grupo 4 – Higiene

kit higiene kit viagem 300x169 - Grupos de preparações mais importantes a se ter em um SHTF

Um simples descuido em hábitos como tomar banho, escovar os dentes, lavar as mãos, cortar as unhas, etc podem ocasionar problemas de saúde como contaminações e infecções responsáveis por várias doenças. Portanto, higiene é o quarto grupo mais importante.

Grupo 5 – Limpeza

como purificar água com água sanitária 300x169 - Grupos de preparações mais importantes a se ter em um SHTF

Água sanitária: excelente produto de limpeza!

Germes, bactérias, micróbios, vírus e outras pragas estão aí para trazer doenças. Assim sendo, fica na quinta colocação os equipamentos e produtos que fazer parte do grupo de limpeza como: vassouras, escovas, água sanitária, sabões, desinfetantes, panos, sacos de lixo, etc.

Grupo 6 – Fogo

kit fogo 300x169 - Grupos de preparações mais importantes a se ter em um SHTF

O fogo aquece, estereliza, purifica, cozinha, ilumina… enfim é um elemento indispensável. E todo sobrevivencialista e preparador sabe muito bem disso. Não é a toa que todos têm um kit fogo.

Ah, vale acrescentar o gás de cozinha, no mínimo, 1 botijão reserva fora o que estiver em uso.

Grupo 7 – Iluminação

lanternas 300x171 - Grupos de preparações mais importantes a se ter em um SHTF

Ninguém quer passar pelo desprazer de estar caminhando na rua e de repente se deparar com um blackout não é verdade? E de estar no banheiro fazendo aquele número dois e de repente a lâmpada queimar… (no meu tem uma lâmpada de emergência). Pois é, daí a importância de ter recursos de iluminação nas preparações como:  lanternas, bastões de luz química, lâmpadas de emergência e até simples velas (e não vá esquecer de ter caixas de fósforos) .

Grupo 8 – Ferramentas

ferramentas 300x200 - Grupos de preparações mais importantes a se ter em um SHTF

Licença da imagem: CC0 Creative Commons

As ferramentas são um grupo de equipamentos essenciais para efetuar, principalmente, serviços de reparo. O ideal é ter o máximo de ferramentas que puder e as básicas como: martelo, alicate, chaves de fenda e philips são facilmente encontradas em lojas de materiais de construção e grandes supermercados e não justifica não tê-las. Portanto, se ainda não tem providencie ter no mínimo o básico.

Grupo 9 – Comunicação

radio in september walkie talkie radio communication frequency mobile telecommunications antenna 1223580 - Grupos de preparações mais importantes a se ter em um SHTF

Licença da imagem: CC0 Public Domain

Além dos populares celulares e smartphones, hand talks são boas opções para comunicação. E para se manter informado, tem um antigo veículo de comunicação que foi  abandonado por muitos nos dias atuais, refiro-me ao radinho de pilha básico para acompanhar as notícias principalmente num SHTF, onde se manter informado poderá ser um grande diferencial na questão da sobrevivência.

Grupo 10 (especial)

grupos de preparações especiais 300x169 - Grupos de preparações mais importantes a se ter em um SHTF

Licença da imagem: CC0 Creative Commons

E pra finalizar, o décimo grupo que vou chamar de grupo de preparações especial que envolvem itens que são específicos, peculiares de cada pessoa ou família. Itens como: óculos de grau, lentes de contato, remédios e medicamentos de uso contínuo, são alguns exemplos.

Você citaria mais alguns? Então, aproveite a oportunidade, deixe seus comentários. Se gostou deste artigo sobre grupos de preparações mais importantes, compartilhe com seus amigos e vote logo abaixo arrastando as estrelinhas em “Vote neste post!”.

Até o próximo artigo!

Grupos de preparações mais importantes a se ter em um SHTF
Vote neste post!

Quer saber das informações antes dos outros e estar melhor preparado, guerreiro?

(Preencha os campos ao lado)

SUB - Sobrevivente Urbano Baiano

Sou Problogger, autor do blog sobrevivencia.blog.br, do canal Sobrevivência, no Youtube e de outros trabalhos na web. Não me considero nem sobrevivencialista nem preparador, mas, somente um precavido.

Website: https://sobrevivencia.blog.br

2 Comentários

Deixe seu comentário!