Kit de primeiros socorros pode ser o mais importante da sobrevivência

O Kit de primeiros socorros pode ser o mais importante dentre todos os kits de sobrevivência. Qual sua opinião sobre isto? Acha que não? Então, entenda o porquê lendo este artigo.

Kit de primeiros socorros – a importância de tê-lo

De acordo com a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, define-se os primeiros socorros como “a prestação e assistência médica imediata a uma pessoa ou uma ferida até à chegada de ajuda profissional.”

kit de primeiros socorros - Kit de primeiros socorros pode ser o mais importante da sobrevivência

Kit de primeiros socorros – importância

Agora analise as seguintes situações hipotéticas:

Situação A: Uma pessoa asmática está em um determinado local abafado, sofre um crise de falta de ar. Precisa fazer uso da bombinha de asma, mas, deixou no carro porque achou que não ia demorar no tal lugar…

Pergunto: Qual equipamento número 1 do EDC que essa pessoa deveria estar portando todo o tempo?

Situação B: Uma pessoa precisa tomar diariamente um devido remédio para uma doença que tem mas não está portando-o  no momento da crise…

Pergunto: Qual o equipamento mais importante para essa pessoa nessa situação?

Situação C: Um motorista sofre um acidente e fica preso nas ferragens do seu veículo, olha pro lado e vê seu carona com hemorragia na cabeça.

Pergunto: E se ele tivesse um kit de primeiros socorros no seu carro?

Raciocine comigo, o kit de primeiros socorros é menos importante que todos os cinco itens da sobrevivência, os 5Cs já citados (leia artigo abaixo) ou é o mais importante que todos eles?

Será que nas situações citadas não enquadraríamos esse kit como sendo seu equipamento de “auto assistência médica”? (médicos me corrijam se não usei o termo correto).

O que é kit de primeiros socorros

Um kit de primeiros socorros é um conjunto de utensílios e produtos utilizados para administrar primeiros socorros *.

Geralmente, a caixa de primeiros socorros (pode ser bolsa, mala ou outro) é transportável, haja vista que em muitos casos se faz necessário administrar o socorro o mais rápido e mais perto de quem necessita.

* Primeiros socorros é a prestação e assistência médica imediata a uma pessoa ou uma ferida até à chegada de ajuda profissional. Centra-se não só no dano físico ou de doença, mas também no atendimento inicial, incluindo o apoio psicológico para pessoas que sofrem emocionalmente devido a vivência ou testemunho de um evento traumático.

Espero neste artigo ter chamado à sua atenção para a importância de se ter um ou mais kits de primeiros socorros nas suas preparações, eu mesmo tenho vários deles, assista aos vídeos da playlist no nosso canal no Youtube (e já aproveita para se inscrever):

Então, se gostou, deixe seus comentários, compartilhe com seus amigos e deixe seu voto logo abaixo, para isto, basta arrastar as estrelinhas vazadas para dar a sua nota.

Até o próximo artigo!

Fontes:

Kit de primeiros socorros pode ser o mais importante da sobrevivência
Vote neste post!

Quer saber das informações antes dos outros e estar melhor preparado, guerreiro?

(Preencha os campos ao lado)

SUB - Sobrevivente Urbano Baiano

Sou Problogger, autor do blog sobrevivencia.blog.br, do canal Sobrevivência, no Youtube e de outros trabalhos na web. Não me considero nem sobrevivencialista nem preparador, mas, somente um precavido.

Website: https://sobrevivencia.blog.br

Deixe seu comentário!