O que é preparação? Qual o conceito? Qual o objetivo?

O que é preparação? Qual o conceito? Qual o objetivo? Qual a visão de um preparador? Neste artigo descrevo um pouco sobre o que é Preparação. Confira agora mesmo!

O que é preparação? Qual o conceito, objetivo e visão?

Já vimos no artigo Sobrevivencialismo – o que é – qual seu signifcado (clique para ler, caso ainda não tenha feito) qual o conceito de Sobrevivencialismo. Agora é hora de entender o que é preparação, qual seu conceito, qual seu objetivo e visão.

preparação - O que é preparação? Qual o conceito? Qual o objetivo?

Antes porém vamos entender um pouco sobre o significado do verbo “preparar”. Fui ao dicionário Aurélio e obtive os seguintes significados (separei apenas as que achei mais interessantes). São elas:

  • antecipar
  • prevenir
  • habilitar
  • aparelhar
  • obter
  • armar

Sabedor desses significados e sabendo também que preparação é a ação de preparar e ainda, que preparador (em inglês, prepper) é aquele que se prepara, se antecipa para uma possível situação de sobrevivência, pude então formular meu conceito, porém, prefiro revelá-lo no final deste artigo. Vamos a algumas perguntas.

Qual o objetivo da preparação?

O objetivo da preparação é acumular recursos (alimentos, medicamentos, ferramentas, equipamentos) para não passar escassez em situações de crises (SHTF).

Qual a visão de um preparador?

O preparador tem uma visão estratégica, seu modo de pensar no futuro, integrada no processo decisório, com base em um procedimento formalizado e articulador de resultados é focado em planejamento, sendo portanto um tecnicista.

O preparador busca planejar as ações mais adequadas a serem executadas para tentar alcançar seu objetivo.

Qual o local que um preparador pratica sua preparação?

Em sua casa (principalmente) e ou em um abrigo secundário, também conhecido por B.O.L. (Bug Out Location). É nestes locais que ele mantém as suas chamadas preparações (estoque de alimentos, de limpeza, de higiene, ferramentas, equipamentos, etc).

Que tipos de ferramentas um preparador utiliza?

Utiliza ferramentas especializadas para cada tarefa. Ele vai tentar comprar/adquirir tudo que for possível para realizar tarefas com eficiência e não ter que partir para gambiarras e adaptações.

Conclusão

Pelo que pesquisei e entendi, a preparação não está dissociada do sobrevivencialismo. A intenção aqui neste post não foi abordar o lado tático da preparação, mas, o estratégico e cheguei, por fim, ao seguinte conceito:

Preparação é a parte estratégica do sobrevivencialismo, cujo objetivo é acumular recursos visando amenizar impactos que possam surgir em uma situação de sobrevivência ou de emergência

E você, está preparado? Participe, deixando seus comentários, não deixe também de compartilhar com os amigos este artigo e de votar, logo abaixo, para isto, arraste as estrelinhas.

Até o próximo artigo!

 

Fontes:

O que é preparação? Qual o conceito? Qual o objetivo?
5 (100%) 1 vote

Quer saber das informações antes dos outros e estar melhor preparado, guerreiro?

(Preencha os campos ao lado)

SUB - Sobrevivente Urbano Baiano

Sou Problogger, autor do blog sobrevivencia.blog.br, do canal Sobrevivência, no Youtube e de outros trabalhos na web. Não me considero nem sobrevivencialista nem preparador, mas, somente um precavido.

Website: https://sobrevivencia.blog.br

1 Comentário

  1. Pingback: Grupos de preparações mais importantes a se ter em um SHTF -

Deixe seu comentário!