Qual a diferença entre filtrar água e purificar água?

Neste artigo do blog Sobrevivência, se você ainda não sabe, irá aprender qual a diferença entre filtrar água e purificar água, haja vista que são processos diferentes. Confira agora mesmo.

Diferença entre filtrar água e purificar água existe?

A resposta simples e objetiva para esta pergunta é: sim! Existe diferença entre filtrar água e purificar água. Porém, para um maior entendimento vamos por partes, certo?

Qual a diferença entre filtrar água e purificar água - Qual a diferença entre filtrar água e purificar água?

Licença da imagem: Creative Commons CC0

Filtragem de água

Este é o processo inicial e simples, basicamente consiste  em efetuar a retenção de impurezas. A sujeira da água é eliminada utilizando-se algum ou mais filtros, e tem-se como uma grande vantagem o baixo ou até mesmo nenhum custo haja vista que até se utilizando de recursos que a própria natureza que Deus criou, que podem ser facilmente encontrados como: areia, brita, fibras, etc. Vamos conhecer alguns tipos de filtragens:

Filtragem de água natural

How to Find Water - Qual a diferença entre filtrar água e purificar água?

Créditos da imagem: https://theoutdoorchamp.com/

É a filtragem feita com elementos da natureza como: pedras, areia, carvão.

Filtragem de água com filtro de papel

images?q=tbn:ANd9GcS8YRGnFAsu I7k5pb sqKBnXLk75lEZ1KX3nhXWj8ImnGkgKgA - Qual a diferença entre filtrar água e purificar água?

Créditos da imagem: https://commons.wikimedia.org/

Consiste em filtrar utilizando aqueles filtros de café facilmente encontrados em supermercados, por exemplo.

Filtragem de água com tecido

2 - Qual a diferença entre filtrar água e purificar água?

Com um pedaço de tecido que pode ser da sua própria roupa, um lenço, uma bandana, enfim, um pedaço de tecido seja lá qual for, se faz essa filtragem.

Filtro artesanal de Teresina - Qual a diferença entre filtrar água e purificar água?

Créditos da imagem: https://commons.wikimedia.org/

Filtragem industrial

Filtragem efetuada através de equipamentos fabricados em indústrias como filtros de barro, por exemplo.

Filtragem por decantação

maxresdefault - Qual a diferença entre filtrar água e purificar água?

Créditos da imagem: youtube

É o processo onde, utilizando um recipiente ocorre a separação das misturas heterogêneas, onde a água por ser mais leve permanece em um nível acima e os elementos mais pesados se mantém no fundo desse recipiente.

Purificação de água

Já a purificação da água consiste em um processo mais avançado, digamos assim e consiste em eliminar agentes biológicos prejudiciais ao organismo humano como: bactérias atogênicas, os vírus e os parasitas. Existem diversas formas e tipos de purificarmos a água, vejamos alguns exemplos a seguir:

Purificação de água por fervura

pot 883036 960 720 - Qual a diferença entre filtrar água e purificar água?

Licença da imagem: Creative Commons CC0

É o aquecimento da água em uma temperatura mínima de 100º celsius. Temperatura considerada ideal para eliminar bactérias.

Purificação solar

 

É a exposição ao sol da água em um recipiente transparente (vidro ou garrafa) durante um tempo de 6 horas (para cada litro de água).

Purificação química

É utilização de compostos químicos para a purificação da água como: água sanitária, Hidrosteril, iodo e pastilha de Clorin. Sugiro que você leia o artigo abaixo para entender com mais detalhes como pode ser feita essa purificação:

Espero que tenha entendido a diferença entre filtrar água e purificar água e que tenha aprendido a importância de efetuar os dois procedimentos antes de beber uma água suspeita de estar contaminada ou de procedência duvidosa. Se gostou deste artigo compartilhe com os amigos e deixe seus comentários. Também, vote logo abaixo, arrastando as estrelinha com o ponteiro do seu mouse e dê aquela “força” pro blog Sobrevivência a continuar escrevendo artigos para você.

Abraço e até o próximo artigo!

Fontes:

Qual a diferença entre filtrar água e purificar água?
Vote neste post!

SUB - Sobrevivente Urbano Baiano

Sou Problogger, autor do blog sobrevivencia.blog.br, do canal Sobrevivência, no Youtube e de outros trabalhos na web. Não me considero nem sobrevivencialista nem preparador, mas, somente um precavido.

Website: https://sobrevivencia.blog.br

Deixe seu comentário!