Sobrevivencialismo – o que é? Qual o seu significado?

Sobrevivencialismo é o que mesmo? É um conceito? É um movimento, um estilo de vida. O que é? Qual o seu significado? Fique por dentro agora mesmo lendo este post.

O que é sobrevivencialismo?

Bastante desconhecido para a grande maioria da população brasileira, porém, bastante conhecido em países como os Estados Unidos, de onde, inclusive vem a nomenclatura, mais precisamente “Survival“, vejamos, inicialmente, abaixo alguns conceitos para este termo, segundo os sites abaixo (os grifos são meus):

Instituto Defesa.org:

Sobrevivencialismo é o nome de um movimento, ou estilo de vida, que abrange pessoas que se preparam para enfrentar emergências ou adversidades que podem mudar drasticamente o seu modo de viver.

Wikipedia:

Sobrevivencialismo é um movimento de grupos ou indivíduos (chamados sobrevivencialistas ou preparadores) que estão ativamente preparando-se para emergências, até em caso de possíveis rupturas na ordem política e social local, regional, nacional ou internacional. Os sobrevivencialistas normalmente preparam-se para se antecipar a esses acontecimentos por meio de treinamentos, armazenamento de água e comida, preparação para autodefesa e autossuficiência, e/ ou construindo estruturas que os ajudarão a sobreviver ou desaparecer (ex.: refúgios de sobrevivência ou abrigos subterrâneos)

sobrevivencialismo - Sobrevivencialismo - o que é? Qual o seu significado?

Painel de imagens sob a Licença Creative Commons.

Tanto no conceito do site Instituto de Defesa quanto no Wikipedia o que fica evidente é o termo “Movimento”. Resolvi então pesquisar o significado da palavra movimento e achei uma ótima definição em um dicionário online:

Movimento é um conjunto de ações de um grupo de pessoas mobilizadas por um mesmo fim.

E qual é este “mesmo fim” se não, simplesmente sobreviver?

Sobrevivencialismo Significado

Mas sobreviver a quê mesmo? Sem querer entrar nas inúmeras situações que podem ocorrer em uma emergência ou rupturas de ordem política ou social, conhecidas pelos sobrevivencialistas como S.H.T.F., é tão somente permanecer vivo depois de algo ou alguma coisa ter acontecido, é continuar a viver ou a existir depois desse algo ou alguma coisa e… recomeçar. Mas, claro que, antes de tudo, se Deus assim permitir, pois como cristão que sou jamais posso colocá-lo em segundo plano e sou prova viva disto.

Sobrevivencialismo Tipos

O sobrevivencialismo pode ser encontrado/praticado em vários ambientes, não irei me aprofundar, mas, vou deixar aqui só dois tipos, a saber:

Sobrevivencialismo Urbano

Sobrevivencialismo urbano é aquele que é praticado nas cidades, nos centros urbanos. Recomendo, caso não conheça, visitar os blogs a seguir:

  • Sobrevivente.net – Site de Fernando Zimmerman, que traz muitas dicas legais sobre sobrevivência urbana
  • Guia do Sobrevivente– Esse site é do Batata, um dos pioneiros sobre sobrevivencialismo e preparação no Brasil e autor de alguns livros digitais como o e-book abaixo:

crises ameacas ebook - Sobrevivencialismo - o que é? Qual o seu significado?

Sobrevivencialismo no mato

Sobrevivencialismo no mato é aquele, obviamente, praticado no mato, uma área não urbana, repleta de vegetação, com animais selvagens e insetos diversos.

O Sobrevivencialista e o Preparador

O indivíduo que adota esse estilo de vida é chamado de “sobrevivencialista” e ou “preparador”. Recomendo a leitura do artigo:

Ademais, peço a você que nos prestigia, se possível, compartilhe este artigo nas redes sociais, deixe seus comentários no espaço abaixo e deixe também seu voto, para isto, basta arrastar o ponteiro do mouse entre as estrelinhas vazadas em “Vote neste post” (logo aí abaixo), pois isto tudo dá uma grande força pro nosso blog e consequentemente me incentiva a trazer mais dicas para você, beleza?

Fontes:

Sobrevivencialismo – o que é? Qual o seu significado?
Vote neste post!

SUB - Sobrevivente Urbano Baiano

Sou Problogger, autor do blog sobrevivencia.blog.br, do canal Sobrevivência, no Youtube e de outros trabalhos na web. Não me considero nem sobrevivencialista nem preparador, mas, somente um precavido.

Website: https://sobrevivencia.blog.br

2 Comentários

Deixe seu comentário!